Friday, March 30, 2007

Dom Casmurro


Acredito que quem leu essa grande obra da literatura brasileira concentra a questão principal num único cerne: afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?

Bento tinha lá seus motivos pra desconfiar de Capitu. Já na infância, os olhos dissimulados de Capitu – definição essa feita por José Dias – pareciam predizer o futuro e uma possível traição. O contrapeso a isso parecia ser o amor que essa sentia por Bentinho, e que este correspondia com fervor. Durante tal período, Bentinho passa por um seminário em função de uma promessa feita pela mãe de dar um padre a Deus e lá conhece Escobar – que vem a se tornar seu melhor amigo.

Passado o tempo, os dois se casam e desejam um filho. Eis que tempo após o nascimento da filha de Escobar com Sancha , grande amiga de Capitu, Bento - que já sentia inveja do casal - recebe a notícia que mais esperava: será pai. Ezequiel, que viria a se tornar o fruto da discórdia, nasce e proporciona a Bentinho o dia mais feliz de sua vida.

A vida segue e com a morte de Escobar, afogado, a trama ganha novo rumo.No velório de Escobar, Bento note que Capitu lança um olhar penetrante sobre o defunto, como se quisesse tragá-lo com seus olhos de ressaca.Bento, que já manifestara ciúmes de Capitu outras vezes passa a ter esse sentimento cada vez mais a lhe perturbar, tornando-se refém dele. Decorre daí uma crise no casamento outrora regido pelo amor incondicional.Capitu passa a criar Ezequiel na Suíça e lá morre anos depois.

Voltemos ao tema central. Acredito que Capitu tenha deveras traído o Bento.Algumas evidências disso aparecem sutilmente no livro, como na hora que Bentinho surpreende Capitu e Escobar conversando reservadamente e esta se mostra incomodada com a aparição dele.Outra evidência é quando Capitu comenta certa vez com Bento que Ezequiel tem o olhar parecido com o de Escobar e de um amigo de seu pai - acredito que essa última referência tenha sido feita para disfarçar. A somar-se a isso temos a semelhança física entre Ezequiel e Escobar, melhor percebida no futuro, quando esse, já homem feito, vem visitar Bentinho. O andar, o falar, o gesticular... tudo era à imagem e semelhança de Escobar, o que torturava Bentinho. Afora isso considere ainda o fato de que Capitu pouco discutiu a separação, dando vez à sugestão de que ela sentia culpa.Capitu morreu na Suíça, elogiando o Bento a seu filho.

Cada um que vier a ler esse livro terá a sua visão acerca do escrito. É tema de bastantes polêmicas no meio acadêmico. Muitos advogam a favor e outros contra Capitu.O fato é que não se pode afirmar com certeza nada.Daí Machado ser considerado um gênio, e disso todos concordam.

Sunday, March 04, 2007


Pink Floyd - Time

Composição: Mason, Waters, Wright, Gilmour

Ticking away the moments that make up a dull day
You fritter and waste the hours in an offhand way.
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for soemone or something to show you the way.

Tired of lying in the sunshine staying home to watch the rain.
You are young and life is long and there is time to kill today.
And then one day you find ten years have got behind you.
No one told you when to run, you missed the starting gun.

So you run and you run to catch up with the sun, but it's sinking
And Racing around to come up behind you again.
The sun is the same in a relative way, but you're older
Shorter of breath and one day closer to death.

Every year is getting shorter, never seem to find the time.
Plans that either come to naught or half a page of scribbled lines
Hanging on in quiet desparation is the English way
The time is gone the song is over, thought I'd something more to say

Home, home again
I like to be here when I can
When I come home cold and tired,
It's good to warm my bones beside the fire
Far away across the field
The tolling of the iron bell
Calls the faithful to their knees
To hear the softly spoken magic spells.

Friday, March 02, 2007

Perguntas


Se você ler meu último post vai reparar que eu afirmei que estava gostando muito de escrever.Pode parecer mentira dada a escassez de minhas postagens (2 somente), mas não é.É que simplesmente eu não tinha nenhum estímulo pra escrever.A falta de leitura aliada ao uso excessivo do computador acabou por me privar de boas idéias e conteúdo pra escrever.Eu sentia que não havia mais a necessidade de externar minhas opiniões.Bom, eis aqui eu de novo pra contar minhas verdades irrefutáveis e tentar parecer inteligente pras pessoas que venham a ler o escrito.

Vejamos... o que escrever aqui pra me mostrar uma pessoa interessante?Aliás, o que faz uma pessoa ser tida como interessante?Bondade, estofo intelectual, beleza, dinheiro, sucesso... Entender as preferências de uma pessoa e saber o modo como ela vai agir em determinadas situações não é tarefa nada fácil.Os valores humanos funcionam como um guia de como as pessoas agem.A falta desses valores implica, naturalmente, numa falta de norte sobre como proceder e torna o indivíduo um ser inescrupuloso.Decorre disso o surgimento de assassinos, estupradores, seqüestradores e tantos outros que perderam ou mesmo nunca tiveram os tais valores humanos.O valor pela vida inexiste nessas pessoas.Daí eu cada vez mais sustentar a minha opinião de que o mundo está doente.

E quais os seus valores?Já parou pra pensar no que você tem como essência? O que rege a sua vida? Essas perguntas são essenciais pro auto-conhecimento.Não digo que elas tenham respostas.Claro que não.Aliás, quem teve o desplante de dizer que tudo tem resposta certamente não buscou o auto-conhecimento.Sócrates disse certa vez “Conhece-te a ti mesmo ” e até hoje tal frase é utilizada.Tou buscando agora o meu auto-conhecimento.Se vou conseguir? Não tenho essa pretensão toda.O que sei é que quando se busca o auto-conhecimento novas perspectivas são abertas.E perspectivas novas são como um local de chegada na maratona da vida.