Dom Casmurro
Acredito que quem leu essa grande obra da literatura brasileira concentra a questão principal num único cerne: afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?
Bento tinha lá seus motivos pra desconfiar de Capitu. Já na infância, os olhos dissimulados de Capitu – definição essa feita por José Dias – pareciam predizer o futuro e uma possível traição. O contrapeso a isso parecia ser o amor que essa sentia por Bentinho, e que este correspondia com fervor. Durante tal período, Bentinho passa por um seminário em função de uma promessa feita pela mãe de dar um padre a Deus e lá conhece Escobar – que vem a se tornar seu melhor amigo.
Passado o tempo, os dois se casam e desejam um filho. Eis que tempo após o nascimento da filha de Escobar com Sancha , grande amiga de Capitu, Bento - que já sentia inveja do casal - recebe a notícia que mais esperava: será pai. Ezequiel, que viria a se tornar o fruto da discórdia, nasce e proporciona a Bentinho o dia mais feliz de sua vida.
A vida segue e com a morte de Escobar, afogado, a trama ganha novo rumo.No velório de Escobar, Bento note que Capitu lança um olhar penetrante sobre o defunto, como se quisesse tragá-lo com seus olhos de ressaca.Bento, que já manifestara ciúmes de Capitu outras vezes passa a ter esse sentimento cada vez mais a lhe perturbar, tornando-se refém dele. Decorre daí uma crise no casamento outrora regido pelo amor incondicional.Capitu passa a criar Ezequiel na Suíça e lá morre anos depois.
Voltemos ao tema central. Acredito que Capitu tenha deveras traído o Bento.Algumas evidências disso aparecem sutilmente no livro, como na hora que Bentinho surpreende Capitu e Escobar conversando reservadamente e esta se mostra incomodada com a aparição dele.Outra evidência é quando Capitu comenta certa vez com Bento que Ezequiel tem o olhar parecido com o de Escobar e de um amigo de seu pai - acredito que essa última referência tenha sido feita para disfarçar. A somar-se a isso temos a semelhança física entre Ezequiel e Escobar, melhor percebida no futuro, quando esse, já homem feito, vem visitar Bentinho. O andar, o falar, o gesticular... tudo era à imagem e semelhança de Escobar, o que torturava Bentinho. Afora isso considere ainda o fato de que Capitu pouco discutiu a separação, dando vez à sugestão de que ela sentia culpa.Capitu morreu na Suíça, elogiando o Bento a seu filho.
Cada um que vier a ler esse livro terá a sua visão acerca do escrito. É tema de bastantes polêmicas no meio acadêmico. Muitos advogam a favor e outros contra Capitu.O fato é que não se pode afirmar com certeza nada.Daí Machado ser considerado um gênio, e disso todos concordam.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home